SENAMI INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO

SENAMI INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO

No período de 07 a 13 de Agosto do ano em curso, o Serviço Nacional de Migração realizou, a nível nacional, 192 acções de fiscalização contra 81 de igual período de 2020, o que representa aumento em mais de 100%. Nestas acções, foram abordados 7.746 cidadãos estrangeiros de diversas nacionalidades, dos quais 7.676 em situação regular e 70 em situação irregular.

Dos imigrantes em situação irregular, 20 regularizaram a sua situação migratória, 32 foram repatriados e 18 encontram-se sob custódia do SENAMI, aguardando pelo repatriamento.

As infracções migratórias detectadas no período em análise foram a imigração clandestina, com 50 casos dos quais 14 correspondem a cidadãos estrangeiros interpelados na posse de passaportes com carimbos de movimento migratório contrafeitos, permanência ilegal (09), falta de comunicação de mudança de domicílio (09), falsificação de visto (01) e caducidade de DIRE (01).

As acções de fiscalização que resultaram na detecção destes cidadãos estrangeiros são realizadas por equipas fixas, posicionadas em postos de controlo ao longo das estradas nacionais e em locais estratégicos de interesse migratório, e por equipas móveis na via pública, empresas, estabelecimentos comerciais, hoteleiros e demais locais propensos à existência de cidadãos estrangeiros.

O aumento de acções de fiscalização no território nacional tem em vista prevenir e combater a violação das normas migratórias, especialmente a migração clandestina e garantir que a República Moçambique não seja destino nem país de trânsito de migrantes clandestinos.

As nacionalidades em situação irregular mais detectadas no período em análise foram a malawiana (29), guineense (08) e portuguesa (07).

Comments