REDUZ O NÚMERO DE CIDADÃOS MOÇAMBICANOS DEPORTADOS

REDUZ O NÚMERO DE CIDADÃOS MOÇAMBICANOS DEPORTADOS

Ainda no período em análise, foram deportados da República da África do Sul e Malawi 431 cidadãos nacionais por cometimento de diversas infracções, contra 1.632 de igual período de 2021, o que representa redução em 74%.

Deste universo, 431 foram deportados pela República da África do Sul através dos Postos de Travessia de Ressano Garcia (367) e Ponta D’Ouro (54) na Província de Maputo; 09 pela República do Malawi através dos Postos de Travessia de Mandimba, na Província de Niassa e 01 pelo Posto de Travessia de Melosa, na Província de Zambézia.

Estes cidadãos deportados, eram de idades compreendidas entre 19 a 63 anos, sendo em maior número eram do sexo masculino com (403) casos e menor do sexo feminino com (28) casos.

A migração clandestina com 389 casos verificados neste período, continua sendo a principal causa da deportação de cidadãos nacionais, pelo que se apela aos que pretendam viajar para outros países para que o façam através dos Postos de Travessia, devendo efectuar movimento migratório nos seus passaportes e observarem as normas de permanência e demais legislação vigente nesses países, por forma a evitarem situações de deportação.

Para além da migração clandestina, o roubo (14), agressão física (13), por furto (12) e por porte ilegal de arma de fogo (03) contribuíram para a deportação de cidadãos nacionais.

Comments