SENAMI REPATRIA 99 CIDADÃOS ESTRANGEIROS

SENAMI REPATRIA 99 CIDADÃOS ESTRANGEIROS

Na semana finda (14 a 20 de Agosto), o Serviço Nacional de Migração repatriou a nível nacional, 99 cidadãos estrangeiros que se encontravam no país em situação irregular. Este número representa aumento em 100% em relação ao período similar de 2020, altura em que não foi registado repatriamento de cidadãos estrangeiros.

Trata-se de 81 imigrantes malawianos repatriados através do Posto de Travessia de Zóbue e 03 tanzanianos através do Posto de Travessia de Calómue, na Província de Tete; 02 guineenses, 02 ruandeses e 01 português repatriados através do Posto de Travessia de Mavalane, na Cidade de Maputo; 02 senegaleses e 02 malianos através do Posto de Travessia do Aeroporto de Nampula, na Província de Nampula; 03 malawianos através do Posto de Travessia de Melosa, na Província da Zambézia; 02 malawianos através do Posto de Travessia do Aeroporto da Beira, na Província de Sofala e 01 tanzaniano através do Posto de Travessia de Negomano, na Província de Cabo Delgado.

A interpelação destes imigrantes resulta da intensificação de acções de fiscalização em todo o território nacional, com a realização de 576 acções contra 78 de igual período de 2020 e 192 da semana anterior, o que corresponde em cada caso, a aumento acima de 100%. Estas acções de fiscalização visam verificar a legalidade da entrada e permanência de cidadãos estrangeiros no país, pelo que se apela aos que se encontram em situação irregular a regularizarem a sua situação migratória nas Direcções Provinciais de Migração.

As causas de repatriamento destes cidadãos estrangeiros foram a imigração clandestina, ou seja, a entrada no país sem observância das formalidades migratórias exigidas (94) e a permanência ilegal (05).

Comments